Entre estes encontram-se o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas, vulgarmente conhecido como “Pedreira do Galinha” em conjunto com a Jazida com pegadas de dinossáurios de Vale de Meios – Pé da Pedreira, Alcanede (em processo de classificação como Monumento Natural), esta última na área de administração deste Conselho Diretivo, dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira. Estas jazidas foram nomeadas sob a designação “Middle Jurassic Dinossaur Footprints from the Serras de Aire and Candeeiros”.
Cientificamente, os dois locais são absolutamente excecionais no que concerne à idade, dimensão e qualidade das pegadas que apresentam. O tipo de pegadas (essencialmente de grandes saurópodes na Pedreira do Galinha e de terópodes em Vale de Meios), complementam-se na interpretação da história geológica, razão pela qual foram classificadas em conjunto.
Os Segundos 100 Sítios do Património Geológico da IUGS, recebem o reconhecimento, porque são do mais alto valor científico, sendo as melhores demonstrações mundiais de características e processos geológicos, locais de fabulosas descobertas da Terra e de sua história, e que serviram para desenvolver as ciências geológicas.
O reconhecimento e a visibilidade dos “Second 100” pelo IUGS pode conduzir à sua maior valorização, utilização como recursos educativos e, mais importante, à sua preservação.
Em 22 de outubro deste ano comemoraram-se os 28 anos da classificação do MNPD OTN como Monumento Natural, e que forma melhor de comemorar esta data do que recebendo esta distinção.
Desta forma, damos notícia que ocorrerá, pelo ICNF, IP, a apresentação do Prémio pelos Senhores Professores Luís Lopes e Artur Sá, no dia 16 de dezembro de 2024, no Centro de Interpretação do MNPD OTN, no Bairro, pelas 10h00, e que culminará com o descerrar de 2 placas evocativas em cada um dos locais com as respetivas visitas», sendo que a deslocação para a visita às pegadas de dinossáurios de Vale de Meios, em Pé da Pedreira está programada para as 12h00, e às 12h30 o Descerrar da Placa evocativa do prémio em Vale de Meios.
O encerramento dos trabalhos ocorrerá, ao fim da manhã, no edifício sede deste Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira.
Uma mais valia no reconhecimento e projeção da nossa comunidade de Compartes,
Bem hajam!