Os parques de lazer são “espaços verdes” protegidos pelo Conselho Diretivo dos Baldios, no qual se encontram inseridos, destinando-se à recreação e à preservação do meio natural envolvente.
Surgem como um fator de equilibrio ecológico que proporciona um contacto com a natureza e ao mesmo tempo desempenha uma saudável função lúdica e de ocupação dos tempos livres.
Tal como é referido no Regulamento dos Parques de Lazer "são espaços comunitários não podendo descurar-se a sua conservação, manutenção e correta utilização, através de um corpo de normas que a seguir se consignam, de molde a proteger e permitir o seu uso e fruição por parte dos compartes e demais utentes, crianças, jovens e menos jovens".
No lugar de Barreirinhas encontramos o parque da “Lagoa das Barreirinhas”, que através da sua beleza e simplicidade permite aos compartes/utilizadores usufruir de um espaço onde poderão passar bons momentos envolvidos pela natureza. Um ótimo local para fazer um piquenique em família.
Por último, mas não menos importante, o parque “Poços Mouros”. A sua reabilitação foi garantida, assim como a sua área envolvente, sendo um espaço onde se pode usufruir da paisagem e relaxar com o som da natureza. Desta forma, podemos viajar no tempo e imaginar a passagem dos mouros pelas nossas terras.
Pensamos que a forma mais eficaz de garantir a qualidade de vida é adotar um comportamento mais ativo, o Conselho Diretivo dos Baldios proporciona a possibilidade de frequentar aulas de ginástica destinada aos compartes seniores.
A participação nas atividades desenvolvidas nas aulas promove melhorias na aptidão física geral permitindo retardar o declínio das capacidades e garantir uma melhor qualidade de vida.
Estes momentos fomentam o bem-estar mental e aproximam os compartes através da forte vertente social que o desporto promove.
As aulas decorrem nas instalações do Centro Social e Recreativo de Valverde durante o período de setembro a julho, duas vezes por semana.