As Pegadas de Vale de Meios, em Pé da Pedreira, foram, recentemente, notícia a nível nacional em revista de divulgação científica.

 

Vale de Meios é a jazida com pegadas de terópodes, dinossauros carnívoros bípedes, do Jurássico Médio da Península Ibérica mais importante pela elevada quantidade de pegadas e pelo seu excelente estado de conservação. A extensão da superfície da jazida permite observar diversos aspetos de comportamento dos dinossauros bem como definir o contexto paleogeográfico.

A nível mundial, esta jazida contribui com imensa quantidade de informação para a caracterização dos dinossauros carnívoros no Jurássico Médio.

A descoberta foi possível porque as pedreiras que tinham área concessionada para exploração de pedra neste Conselho Diretivo dos Baldios exploraram até à laje onde deixaram a descoberto https://www.affordable-papers.net/ as pistas de dinossauros.

A presença destes dinossauros também foi notada em Algar dos Potes, no entanto, a laje não se encontra em tão bom estado de conservação quanto a laje em Vale de Meios mas permite observar que foi trilho de passagem de muitos animais.

Em Portugal, Vale de Meios é o único sítio com trilhos de terópodes que se destaca pela sua boa conservação e pelo fato de serem de dinossauros carnívoros o que aumenta o seu valor científico.

Lido 8839 vezes

Próximos Eventos

Pedidos de utilização dos Parques de Lazer

<<  Outubro 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Galeria de Imagens